domingo, 26 de dezembro de 2010

Tudo pode mudar !!!


Não tenha medo da tempestade

A previsão era de chuva para o fim de semana. Os institutos de meteorologia apontavam a formação de nuvens carregadas e anunciavam o risco de temporais. Ninguém esperava outra coisa, já que o forte calor era um sinal de que os profissionais do tempo estavam realmente certos. Diante dessa certeza, muitos adiaram planos, deixaram de viajar, desmarcaram compromissos e se prepararam para ficar dentro de casa mesmo.

Assim como a maioria, eu também aguardava a chuva. Mas, ao abrir a janela do meu quarto logo no sábado cedinho, percebi que havia algo errado. Apesar das nuvens, o sol prevalecia. Então, imaginei que aquela situação iria mudar ao longo da manhã e decidi permanecer onde estava. Quando percebi, já era tarde e sol continuava lá firme e forte no céu. Quem sabe vai chover à noite, pensei. E, novamente, a água não veio…

Fui dormir acreditando que o domingo iria amanhecer chuvoso, afinal era o que todo mundo dizia. No entanto, mais uma vez, o sol brilha intensamente enquanto escrevo este texto, nesta manhã que deveria ser de um domingo nublado. “DEVERIA”.

Respeito o trabalho dos meteorologistas e nem é essa a questão. Aproveito esse exemplo para lembrar que nem tudo o que está previsto para acontecer, de fato acontece.

Por mais que todos os sinais apontem para dias de tempestade em sua vida e que todos a sua volta, incluindo você, acreditem nisso, saiba que tudo pode mudar. Então, pra que sofrer antes? Por que se esconder dos raios e trovões, se o dia lá fora é de sol? Isolar-se com medo daquilo que ainda nem aconteceu é perder tempo e deixar de viver.

Mesmo quando tudo estiver escuro e o céu carregado, não olhe simplesmente para as assustadoras nuvens. É preciso enxergar além do que os nossos olhos podem ver. O VENTO é poderoso e capaz de soprar para longe tudo aquilo que te ameaça e oferece perigo. Aquele que não pode ser visto é surpreendente e contraria todas as previsões dos homens. Ele não apenas afasta a tempestade, mas deixa o céu limpo e claro para que a Luz brilhe novamente em você.

Paz e sucesso!!! por Juliano Matos

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

* Um amor puro *


O que há dentro do meu coração
Eu tenho guardado pra te dar
E todas as horas que o tempo
Tem pra me conceder
São tuas até morrer

E a tua estória, eu não sei
Mas me diga só o que for bom
Um amor tão puro que ainda nem sabe
A força que tem
é teu e de mais ninguém

Te adoro em tudo, tudo, tudo
Quero mais que tudo, tudo, tudo
Te amar sem limites
Viver uma grande estória

Aqui ou noutro lugar
Que pode ser feio ou bonito
Se nós estivermos juntos
Haverá um céu azul
Um amor puro
Não sabe a força que tem
Meu amor eu juro
Ser teu e de mais ninguém
Um amor puro...

Te adoro em tudo, tudo, tudo
Quero mais que tudo, tudo, tudo
Te amar sem limites
Viver uma grande estória

por Anderson Filho Autor: Djavan

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Sucesso e santidade...

A nossa esperança e o nosso testemunho não podem ser fundados na fé em Deus-poder ou na divinização de alguma pessoa, grupo social ou instituição.
A fé cristã nos apresenta um caminho inverso: ao invés da divinização de um ser humano muito poderoso ou de alguma instituição social (como o mercado) ou religiosa – proposta sedutora de muitas religiões e ideologias sociais.
O evangelho de Jesus nos propõe um Deus que se esvazia do seu poder divino para entrar na história como escravo, e como escravo se assemelhar ao humano (Filipenses 2.6,7).


Deus se revela no esvaziamento do poder para mostrar que o poder e o sucesso não são sinônimos da justiça e da santidade. Pessoas ou igrejas que se consideram justas e santas porque são ricas e/ou poderosas ou porque têm muito ibope não conhecem a verdade sobre Deus e sobre o ser humano.
Não é a riqueza que lhes dá dignidade e justifica a sua existência; a nossa existência está justificada e nós somos dignos antes da riqueza, poder ou sucesso, pois nós somos justificados pela graça de Deus que se esvaziou do poder porque ama gratuitamente a toda a humanidade e a toda a criação.



Essa fé e esperança podem ser experienciadas quando perseveramos na nossa opção pelos pobres e por uma Igreja mais servidora do Povo de Deus, mesmo quando a contabilidade de nossa luta e a frustração pessoal nos diz que não há mais por que esperar. No momento em perseveramos somente porque amamos é que podemos testemunhar esta esperança que é a esperança cristã, que nasce da morte na cruz de um Deus encarnado.

Anderson Filho*

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A voz do povo.

"Mesmo o mais corajoso entre nós só raramente tem coragem para aquilo que ele realmente conhece”.(Nietzsche).
“Só tardiamente ganhamos a coragem de assumir aquilo que sabemos, tardiamente na velhice". ( Alberto Camus) Como ainda não estou "muito velho" rsrsrs...ganhei coragem. Vou dizer aquilo sobre o que penso:

“O povo unido jamais será vencido”, é disso que eu tenho medo. Em tempos passados, invocava-se o nome de Deus como fundamento da ordem política. Mas Deus foi exilado e o “povo” tomou o seu lugar, a democracia é o governo do povo. Não sei se foi bom negócio; o fato é que a vontade do povo, além de não ser confiável, é de uma imensa mediocridade. Basta ver os programas de TV que o povo prefere,..." Novelas incentivando ao sexo imoral e comercial, mulheres hortifruti, A Teologia da prosperidade,... Libertação sacralizou o povo como instrumento de libertação histórica.


Nada mais distante dos textos bíblicos. Na Bíblia, o povo e Deus andam sempre em direções opostas. Bastou que Moisés, líder, se distraísse na montanha para que o povo, na planície, se entregasse à adoração de um bezerro de ouro.Voltando das alturas, Moisés ficou tão furioso que quebrou as tábuas com os Dez Mandamentos. E a história do profeta Oséias, homem apaixonado! Seu coração se derretia ao contemplar o rosto da mulher que amava! Mas ela tinha outras ideias. Amava a prostituição.


Pulava de amante em amante enquanto o amor de Oséias pulava de perdão a perdão. Até que ela o abandonou. Passado muito tempo, Oséias perambulava solitário pelo mercado de escravos. E o que foi que viu? Viu a sua amada sendo vendida como escrava. Oséias não teve dúvidas. Comprou-a e disse: “Agora você será minha para sempre.” Pois o profeta transformou a sua desdita amorosa numa parábola do amor de Deus. Deus era o amante apaixonado.O povo era a prostituta.Ele amava a prostituta, mas sabia que ela não era confiável. O povo preferia os falsos profetas aos verdadeiros, porque os falsos profetas lhe contavam mentiras.


As mentiras são doces; a verdade é amarga. Os políticos romanos sabiam que o povo se enrola com pão e circo. No tempo dos romanos, o circo eram os cristãos sendo devorados pelos leões. E como o povo gostava de ver o sangue e ouvir os gritos! As coisas mudaram; Os cristãos, de comida para os leões, se transformaram em donos do circo. O circo cristão era diferente: judeus, bruxas e hereges sendo queimados em praças públicas. As praças ficavam apinhadas com o povo em festa, se alegrando com o cheiro de churrasco e os gritos. Reinhold Niebuhr, teólogo moral protestante, no seu livro “O Homem Moral e a Sociedade Imoral” observa que os indivíduos, isolados, têm consciência.


São seres morais, sentem-se “responsáveis” por aquilo que fazem. Mas quando passam a pertencer a um grupo, a razão é silenciada pelas emoções coletivas. Indivíduos que, isoladamente, são incapazes de fazer mal a uma borboleta, se incorporados a um grupo tornam-se capazes dos atos mais cruéis. Participam de linchamentos, são capazes de pôr fogo num índio adormecido e de jogar uma bomba no meio da torcida do time rival. Indivíduos são seres morais. Mas o povo não é moral. O povo é uma prostituta que se vende a preço baixo. Seria maravilhoso se o povo agisse de forma racional, segundo a verdade e segundo os interesses da coletividade. É sobre esse propósito que se constrói a democracia.


Mas uma das características do povo é a facilidade com que ele é enganado. O povo é movido pelo poder das imagens e não pelo poder da razão. Quem decide as eleições e a democracia são os produtores de imagens. Os votos, nas eleições, dizem quem é o artista que produz as imagens mais sedutoras.O povo não pensa. Somente os indivíduos pensam. Mas o povo detesta os indivíduos que se recusam a ser assimilados à coletividade. Uma coisa é a massa de manobra sobre a qual os espertos trabalham. Nem Freud, nem Nietzsche e nem Jesus Cristo confiavam no povo. Jesus foi crucificado pelo voto popular, pelo proprío povo, que elegeu Barrabás.


Durante a revolução cultural, na China de Mao-Tse-Tung, o povo queimava violinos em nome da verdade proletária. Não sei que outras coisas o povo é capaz de queimar. O nazismo era um movimento popular. O povo alemão amava o Führer.O povo, unido, jamais será vencido! Tenho vários gostos que não são populares. Alguns já me acusaram de um homem de mal gosto. Mas, que posso fazer? Gosto de Legião Urbana, de Cazuza, de Fernando Pessoa, de vinho, de carnaval, de silêncio; não gosto de churrascada, não gosto de camisa regata,não gosto de campanhas e políticos em igrejas, não gosto de música sertaneja e nem pagode, não gosto de futebol.


Tenho medo de que, num eventual triunfo do gosto do povo, eu venha a ser obrigado a queimar os meus gostos e a engolir sapos e a brincar de “boca-de-forno”, à semelhança do que aconteceu na China. De vez em quando, raramente, o povo fica bonito. Mas, para que esse acontecimento raro aconteça, é preciso que um poeta entoe uma canção e o povo escute: “Caminhando e cantando e seguindo a canção.”, Isso é tarefa para os artistas e educadores. O povo que amo não é uma realidade, é uma esperança.

domingo, 28 de novembro de 2010

Amor e Casamento*

Venho me perguntando o que faz as pessoas optarem pelo casamento se contam com outras alternativas para a vida a dois. A justificativa mais comum para o casamento é o amor. Mas devemos considerar que o amor é uma experiência cuja definição está em xeque não apenas pela quantidade enorme de casais que “já não se amam mais”, como também pelo número de pessoas que se amam, mas não conseguem viver juntas. Talvez por estas duas razões . O amor eterno enquanto dura e o amor incompetente para a convivência — nossa sociedade providenciou uma alternativa para suprir a necessidade afetiva das pessoas: relacionamentos temporários em detrimento do modelo indissolúvel.

Mas, mesmo assim, o número de pessoas que optam pelo casamento em sua forma tradicional, do tipo “até que a morte vos separe”, cresce a cada dia. Acredito que existe uma peça do quebra-cabeça que pode dar sentido ao quadro. Trata-se da urgente necessidade de desmistificar este conceito de amor que serve de base para a vida a dois. Afinal de contas, o que é o amor conjugal? Para muitas pessoas, o amor conjugal é confundido com a paixão. Paixão é aquela sensação arrebatadora que nos faz girar por algum tempo ao redor de uma pessoa como se ela fosse o centro do universo e a única razão pela qual vale a pena viver. Esta paixão geralmente vem acompanhada de uma atração quase irresistível para o sexo, e não raras vezes se confunde com ela. Assim, palavras como amor, paixão e tesão acabam se fundindo e tornando-se quase sinônimas. Este conceito de amor justifica afirmações do tipo: “sem amor nenhum casamento sobrevive”, “sem paixão, nenhum relacionamento vale a pena”, “é o sexo apaixonado que dá o tempero para o casamento”.

Minha impressão é que todas estas são premissas absolutamente irreais e falsas. Deus justificou a vida entre homem e mulher afirmando que não é bom estar só. Nesse sentido, casamento tem muito pouco a ver com paixão arrebatadora e sexo alucinante. Casamento tem a ver com parceria, amizade, companheirismo, humanismo e não com experiências de êxtase. Casamento tem a ver com um lugar para voltar ao final do dia, uma mesa posta para a comunhão, um ombro na tribulação, uma força no dia da adversidade, um encorajamento no caminho das dificuldades, um colo para descansar, um alguém com celebrar a vida, a alegria e as vitórias do dia-a-dia. Casamento tem a ver com a certeza da presença no dia do fracasso e a mão estendida na noite de fraqueza e necessidade. Casamento tem a ver com ânimo, esperança, estímulo, valorização, dedicação desinteressada, solidariedade, soma de forças para construir um futuro satisfatório. Casamento tem a ver com a certeza de que existe alguém com quem podemos contar apesar de tudo e todos.

A certeza de que, na pior das hipóteses e quaisquer que sejam as peças que a vida possa nos pregar, sempre teremos alguém ao lado. Nesse sentido, não é certo dizer que sem amor nenhum casamento sobrevive, mas sim que sem casamento nenhum amor sobrevive. Não é certo dizer que sem paixão, nenhum relacionamento vale a pena, mas sim que sem relacionamento nenhuma paixão vale a pena. Não é o sexo apaixonado que dá o tempero para a vida a dois, mas a vida a dois que dá o tempero para o sexo apaixonado. Uma coisa é transar com um corpo, outra é transar com uma pessoa. Quão mais valiosa a pessoa, mais prazeroso e intenso o sexo. Quão menos valorizada a pessoa, mais banal a transa.

Assim, creio que podemos resumir a vida a dois, entre homem e mulher, idealizada por Deus, em três palavras que descrevem um casal bem-sucedido:

Um casal bem-sucedido é um par de amantes.
Um casal bem-sucedido é um par de amigos.
Um casal bem-sucedido é um par de aliados.

São três letras A que fornecem a base de uma relação duradoura. Amante se escreve com A. Amigo se escreve com A. Aliado se escreve com A. E não creio ser mera coincidência o fato de que todas as três, amante, amigo e aliado, se escrevem com A… A de amor.

Parabéns a minha maninha Deby e seu esposo Plínio*

Ainda chego láh... rs

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Bumerangue: Você joga e ele volta !


Olá.... Desde julho sem postar nada, hoje estou de volta.. Nesses ultimos meses, tive muitas surpresas, muitas alegrias, mas também muitas decepções. Essa é um trecho da minha historia, algo que eu vivi nestes ultimos meses, ao qual eu tenho todo direito de falar e expor para vocês como forma de crescimento.
Tive a oportunidade de conhecer alguém especial... alguém em que eu anseei muito. Pedi a Deus essa oportunidade, a qual eu desperdicei. Desperdicei por tentar ajudar e reconstituir algo do passado. Uma garota linda e abençoada, a qual qualquer homem diria...
"Putz que avião"...rsrsrs
... Neste curto tempo, enxerguei novamente Deus me agraciando com mais uma oportunidade unica !

A qual eu me deixei levar pelo coração. Como diria William Shakespeare:
"O amor tem razões que a própria razão desconhece".
Sera que era amor mesmo. Hoje me pergunto... Optei por voltar atraz, dar mais uma chance a uma história intensa. Mas acabei me dando mal outra vez... acho q pela 70ª vez... rsrsrs.
Hoje já estando eu em pé novamente, penso e reflito... as pessoas estão com fome de felicidade, tentam se encontrar em cima de outras pessoas. E as vezes voltando a coisas ou seres do passado. Sendo que a felicidade, não é algo conquistado, mas sim o modo de como se vai até ela. Agem pela emoção do momento, e a pior insanidade que um ser pode cometer é deixar o que sempre sonhou e trocar pela emoção do momento.

Esses indivíduos entram em nossas vidas, para sugar algo a qual eles não conseguem ter... a felicidade nas pequenas coisas e porções. São as vezes pessoas instruidas, formadas, pessoas com um nivel social mais elevado, priveligiados assim dizendo com bens materias por deus e pela vida.... Mas creio que tudo os que esses indivíduos tem são a aparencia ou seus próprios bens. Nada do que possuem consegue comprar, um relacionamento, paz de espirito, uma amizade, um amor. E ainda se justificam pela vida com frases de grandes escritores, ou até mesmo com textos biblicos dizendo:
"O melhor de Deus ainda esta por vir", como se aquele que não foi o melhor seja um instrumento do diabo.
Enganam se, o problema são eles, que insistem em transferir a culpa e a derrota em cima de outros.

Quase nunca administram seus problemas
empurrando-os para debaixo do travesseiro, sendo que no final do dia... quando estão láh no quarto, se sentem vazios existencias. Cativam, iludem, manuseiam como se pessoas fossem objetos de seus caprichos, de suas vontades de seus desejos. Acabam com sonhos, distroem sentimentos, arrazam com corações...
Estas ações tem um nome, sentimento de posse... se transformam quando querem algo, deixam a humanidade e viram mostros sugadores, ladrões de alegria.
Como dizia Antonie de Saint-Exupéry: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas" ou melhor ainda: "Tudo que semearmos certamente colheremos" (Gal. 6:7). Indivíduos desumanos, que quando conseguem o que querem dizem: "Fui" ou "Você que se sujeitou a isso" . deixando para traz magoa e tristeza. Amor verdadeiro é aquele que você se realiza em ver o outro realizado, você sae no prejuizo para ver o sorriso da(o) amada(o), você doa o que tem de mais precioso, seu tempo, sua vida, para estender a mão e ver a pessoa feliz e vivendo outra vez.

"Pare e viaje comigo na parada !"
Imagine um andarilho,... ele chega até você todo sujo, largado, com fome e te pede um prato de comida.
Você humano se compadece da situação, e nem sendo Cristão ou algo parecido você não se prende em ajudar. Tú vai e preparar um rango da hora, uma refeição suculenta e dá para o "ser". Ele por sua vez, faz aquela cara de "não é o suficiente" e sem você perceber joga fora o prato de comida. Mas você viu sem querer e ficou calado,...alguns dias depois esse mesmo "ser" aparece de novo. E você com todo respeito e carinho, faz de novo um prato ainda melhor que o primeiro. Ele por sua vez até da uns bocados mas joga o restante. Ele aparece de novo, e você já nem o atende. Bom eu faria isso hoje ! para você ver que eu nem sou tão bom assim. Agora imagine Deus, colocando em sua vida oportunidades e pessoas para te ajudar, para te abençoar. E você joga fora. Mas Deus é amor, e te dá mais uma chance, e você joga fora de novo, e de novo, e de novo !!! Se acha que ELE te daria algo a mais depois de você jogar fora oportunidades, bençãos e até mesmo a vida. Meu amado(a) acho que você contaria só com o basico da vida, só com a sorte. E contar só com a sorte na vida, é considerar-se a pessoa mais azarado(a) da vida.
Minha sorte é Jesus,... Que Deus tenha misericórdia de nós mesmos.

Anderson Filho*

Permanecer

Dizem que o difícil é começar. Você já deve ter ouvido esta frase quando comentou com alguém sobre um projeto novo, uma mudança de vida ou simples hábitos e tarefas que desejava incluir no seu dia-a-dia. E é verdade, todo início realmente não é fácil. Mas há uma reflexão maior e necessária a se fazer.

Voltei das férias, por exemplo, decidido a começar uma atividade física e a perder os quilinhos que ganhei durante um mês de descanso. De imediato pensei numa academia, mas logo mudei de ideia e resolvi aproveitar os fins de tarde para caminhar pelo bairro onde estou morando agora.

Mesmo quando estamos certos daquilo que queremos e precisamos fazer, é complicado encontrar forças suficientes para começar. Em meio a essa guerra de vontades inventamos muitas desculpas para os outros e até para nós, a fim apenas de adiar a atitude. Mas, depois de planejar por várias vezes, finalmente comecei a caminhar. Foram dias seguidos de muito esforço. Não demorou muito tempo para o resultado aparecer e, então, simplesmente PAREI.

Como assim? Por que parar o que está dando certo? Os resultados não são suficientes? Realmente há uma contradição nisso tudo e, infelizmente, ela é mais comum do que se imagina em diversos setores da nossa vida. Aquilo que seria um motivo para nos fazer continuar acaba se tornando uma comodidade capaz de nos parar.

Não se acomode com os primeiros resultados, eles podem te enganar. Quantas pessoas vão médico, começam a tomar medicamentos e na primeira melhora interrompem o tratamento. Apesar da aparente cura, o organismo precisava de outras doses do antibiótico para vencer completamente as bactérias, que logo podem voltar, agora, ainda mais fortes.

Muitos até começam a gerar frutos, mas poucos são os que permanecem. Se depois de produzir as uvas o ramo não permanecer ligado a Videira, para nada mais serve e logo será queimado pelo Agricultor.

Não adianta apenas dar o primeiro passo e não continuar a caminhada. Se sua primeira meta já foi cumprida, estabeleça outras. Se o seu objetivo inicial era andar dois mil metros, ande quatro, depois cinco, seis, sete… Quando você perceber, já estará correndo.

Paz e sucesso!
por Juliano Matos

segunda-feira, 21 de junho de 2010

domingo, 20 de junho de 2010

Eu...

Eu... não sei amar pela metade; nunca soube. Aliás, não se trata só de amor, mas de qualquer tipo de sentimento.
Não sinto nada mais ou menos, ou eu gosto ou não gosto. Sou assim... Não sei sentir em doses homeopáticas.
Eu sei amar, carinho pra mim é outro sentimento. Preciso e gosto de intensidade, mesmo que ela seja ilusória e se não for assim, prefiro que não seja.
Não tenho apetite mais para viver histórias medíocres, emocionalismo bobo, paixões não correspondidas e pessoas água com açúcar. Chega !!!!


Não sei brincar e ser café com leite. Hoje... depois de anos... Amei, e ainda amo, tenho certeza disso... Mas só quero na minha vida pessoas que transpirem adrenalina,... de alguma forma que tenha coragem suficiente pra me dizer o que sente antes, durante e depois,... ou que invente boas histórias caso não possa vivê-las... rsrsrs.

Porque eu "acho" sempre muitas coisas, e sei que isso é um defeito,... porque tenho uma mente fértil, delirante, sonhadora.... e porque posso "achar errado", e isso é normal sem crise,... e ter que me desculpar as vezes, e pedir desculpas embora o faça sem dificuldade se me provarem ou mesmo meu bom senso me dizer que eu estraguei tudo "achando" o que não devia.

Quero uma grande história,... quero um amor intenso,... quero o mais, o demais ou o nada. Não me importa o que é de verdade ou que esta tentando em chegar láh..., mas tem que me convencer, extrair o máximo do meu prazer e me fazer crer que é para sempre quando eu digo convicto que tudo dura para sempre, Porque só assim eu me divirto e é só isto que me interessa.

Aprendi que a felicidade está nas pequenas coisas da vida pequenos gestos... gestos daqueles que você nunca espera. Por que as macro coisas da vida que tanto desejamos, pode vir a perder a graça no final. Depois de ter conquistado.
Coisas que acontecem naturalmente são mais excitantes. Aprendi que palpites de terceiros e me desculpem ,mais pouco me importa. Que as pessoas que “vivem” a cuidar da minha vida, são aquelas sem ocupação, sem princípios,sem bom senso nenhum.

A escola chamado “VIDA” é a melhor coisa do mundo ,foi lá que comecei a lidar com a vida em si, como meu proprio EU,... láh que conheci a dor, derrotas, desprezos,... e o melhor pessoas maravilhosas, inesquecíveis, pessoa e pessoas que carrego até hj em meu coração.
Aprendi que amar é algo inevitável... e se na vida esse amor te cobrar mais de sua postura,... entregue-se totalmente. Afinal ,ninguém nunca morreu de amor... rsrsrs.

Hoje... Dois caminhos, duas historias, um novo começo ou reescrever a mesma historia, mas agora com outro final.
Não despreze o dias dos começos humildes (Zac 4:10)...
Deus trata você, assim como você éh. Então seja você mesmo...

Anderson Filho*


quarta-feira, 16 de junho de 2010

Para ganhar é preciso perder*


A escolha faz parte da nossa história, do primeiro ao último dia de vida. Desde o nome que recebemos até o lugar onde seremos enterrados. Todos os dias lidamos com grandes e pequenas decisões. Algumas muito simples, como a cor da roupa que vamos usar, o caminho que vamos fazer até o trabalho ou o que vamos comer no almoço ou no jantar. Mas há também escolhas complexas, como a profissão a seguir, com quem casar, onde morar e tantas outras que podem interferir numa vida toda.

Decidir não é tão fácil assim como parece. Isso porque toda escolha gera uma consequência. Temos chance de acertar ou errar, de ter sucesso ou fracasso, de conviver com a convicção ou com o arrependimento. Diante desses riscos, muitas vezes preferimos adiar a decisão ou simplesmente deixar que escolham por nós.

Temos medo da mudança, do novo e daquilo que nem sabemos o que é. Por isso é bem mais fácil continuar na zona de conforto, na comodidade de nossas vidas. No entanto é na OMISSÃO que os fracos se escondem. A pior falha não é ter tomado a decisão errada e sim ter deixado de tomá-la.

Talvez seja necessário renunciar muitas coisas e isso também não é nada fácil, já que temos dificuldade de identificar e abandonar aquilo que está morto nas nossas vidas. Mas há um Conselheiro sempre pronto a nos orientar e a nos mostrar exatamente o que, quando e como fazer.

Então, mesmo que você sinta dor e até seja criticado por sua decisão, deixe a covardia para trás, seja forte e corajoso. Confie no Conselheiro e nunca se esqueça que para ganhar às vezes é preciso perder.

Paz e sucesso!.......
Jüliano Matos*

segunda-feira, 7 de junho de 2010

¨.30*...


Isto é para as mulheres de 30 anos pra cima…
E para todas aquelas que estão entrando nos 30,
e para todas aquelas que estão com medo de entrar nos 30…
E para homens que têm medo de meninas com mais de 30!!!


“ A medida que envelheço, e convivo com outras,
valorizo mais as mulheres que estão acima dos 30. Estas são algumas razões do porquê:
- Uma mulher de 30 nunca o acordará no meio da noite para perguntar:
“O que você está pensando?”
Ela não se importa com o que você está pensa, mas se dispõe de coração se você tiver intenção de conversar.
- Se a mulher de 30 não quer assistir ao seu programa preferido, ela não fica
à sua volta resmungando. Ela faz alguma coisa que queira fazer.
E, geralmente è alguma coisa bem mais interessante.
- Uma mulher de 30 se conhece o suficiente para saber quem é, o que quer e quem quer. Poucas mulheres de 30 se incomodam com o que você pensa dela ou sobre o que ela esta fazendo.
- Mulheres dos 30 são honradas. Elas raramente brigam aos gritos com
você durante a ópera ou no meio de um restaurante caro. É claro, que se você merecer, elas não hesitarão em atirar em você...rsrsrsrs... mas só se ainda sim elas acharem que poderão se safar impunes.
- Uma mulher de 30 tem total confiança em si para apresentar-te para suas melhores amigas. Uma mulher mais nova com um homem tende a
ignorar mesmo sua melhor amiga porque ela não confia no cara com outra mulher. E falo por experiência própria. Não se fica com quem não confia, vivendo e aprendendo né???
- Mulheres se tornam psicanalistas quando envelhecem.
Você nunca precisa confessar seus pecados para uma mulher de 30. Elas sempre sabem….
- Uma mulher com mais de 30 fica linda usando batom vermelho. O mesmo não ocorre com mulheres mais jovens.
- Mulheres mais velhas são diretas e honestas. Elas te dirão na cara se você for um idiota, se você estiver agindo como um!
- Você nunca precisa se preocupar onde se encaixa na vida dela. Basta agir como homem, e o resto deixe que ela faça;.... Sim, nós admiramos as mulheres com mais de 30 por um “sem” números de razões. Infelizmente, isso não é recíproco.
Para cada mulher de mais de 30, estonteante, inteligente, bem apanhada e sexy,
existe um careca, velho, pançudo em calças amarelas bancando o bobo para
uma garçonete de 22 anos. Jovens Senhoras, EU PEÇO DESCULPAS:
Para todos os homens que dizem,
“porque comprar uma vaca se você pode beber o leite de traça?”, aqui está a novidade para vocês: Hoje em dia 80% das mulheres são contra o casamento, sabe por quê? Porque as mulheres perceberam que não vale a pena comprar um porco inteiro só para ter uma lingüiça. Nada mais justo.”

Anderson Filho*

Estamos com fome de amor


Uma vez Renato Russo disse com uma sabedoria ímpar: "Digam o que disserem, o mal do século é a solidão". Pretensiosamente digo que assino embaixo sem dúvida alguma. Parem pra notar, os sinais estão batendo em nossa cara todos os dias.

Baladas recheadas de garotas lindas, com roupas cada vez mais micros e transparentes, danças e poses em closes ginecológicos, chegam sozinhas. E saem sozinhas. Empresários, advogados, engenheiros que estudaram, trabalharam, alcançaram sucesso profissional e, sozinhos.

Tem mulher contratando homem para dançar com elas em bailes, os novíssimos "personal dance", incrível. E não é só sexo não, se fosse, era resolvido fácil, alguém duvida?

Estamos é com carência de passear de mãos dadas, dar e receber carinho sem necessariamente ter que depois mostrar performances dignas de um atleta olímpico, fazer um jantar pra quem você gosta e depois saber que vão "apenas" dormir abraçados, sabe, essas coisas simples que perdemos nessa marcha de uma evolução cega.

Pode fazer tudo, desde que não interrompa a carreira, a produção. Tornamos-nos máquinas e agora estamos desesperados por não saber como voltar a "sentir", só isso, algo tão simples que a cada dia fica tão distante de nós.

Quem duvida do que estou dizendo, dá uma olhada no site de relacionamentos Orkut, o número que comunidades como: "Quero um amor pra vida toda!", "Eu sou pra casar!" até a desesperançada "Nasci pra ser sozinho!".

Unindo milhares, ou melhor, milhões de solitários em meio a uma multidão de rostos cada vez mais estranhos, plásticos, quase etéreos e inacessíveis.

Vivemos cada vez mais tempo, retardamos o envelhecimento e estamos a cada dia mais belos e mais sozinhos. Sei que estou parecendo o solteirão infeliz, mas pelo contrário, pra chegar a escrever essas bobagens (mais que verdadeiras) é preciso encarar os fantasmas de frente e aceitar essa verdade de cara limpa. Todo mundo quer ter alguém ao seu lado, mas hoje em dia é feio, démodé, brega.

Alô gente! Felicidade, amor, todas essas emoções nos fazem parecer ridículos, abobalhados, e daí? Seja ridículo, não seja frustrado, "pague mico", saia gritando e falando bobagens, você vai descobrir mais cedo ou mais tarde que o tempo pra ser feliz é curto, e cada instante que vai embora não volta.

Mais (estou muito brega!), aquela pessoa que passou hoje por você na rua, talvez nunca mais volte a vê-la, quem sabe ali estivesse a oportunidade de um sorriso a dois.

Quem disse que ser adulto é ser ranzinza? Um ditado tibetano diz que se um problema é grande demais, não pense nele e se ele é pequeno demais, pra quê pensar nele. Dá pra ser um homem de negócios e tomar iogurte com o dedo ou uma advogada de sucesso que adora rir de si mesma por ser estabanada; o que realmente não dá é continuarmos achando que viver é out, que o vento não pode desmanchar o nosso cabelo ou que eu não posso me aventurar a dizer pra alguém: "vamos ter bons e maus momentos e uma hora ou outra, um dos dois ou quem sabe os dois, vão querer pular fora, mas se eu não pedir que fique comigo, tenho certeza de que vou me arrepender pelo resto da vida".

Antes idiota que infeliz!


Anderson Filho*

domingo, 30 de maio de 2010

Não quero ....

Não quero alguém que morra de amor por mim... Só preciso de alguém que viva por mim, que queira estar junto de mim, me abraçando. Não exijo que esse alguém me ame como eu a amo, quero apenas que me ame, não me importando com que intensidade. Não tenho a pretensão de que todas as pessoas que gosto, gostem de mim... Nem que eu faça a falta que elas me fazem, o importante pra mim é saber que eu, em algum momento, fui insubstituível... E que esse momento será inesquecível... Só quero que meu sentimento seja valorizado.
Quero sempre poder ter um sorriso estampando em meu rosto, mesmo quando a situação não for muito alegre...
E que esse meu sorriso consiga transmitir paz para os que estiverer ao meu lado.
Quero poder fechar meus olhos e imaginar alguém... e poder ter a absoluta certeza de que esse alguém também pensa em mim quando fecha os olhos, que faço falta quando não estou por perto.
Queria ter a certeza de que apesar de minhas renúncias e loucuras, alguém me valoriza pelo que sou, não pelo que tenho ou venha a ter ...
Que me veja como um ser humano completo, que abusa demais dos bons sentimentos que a vida lhe proporciona, que dê valor ao que realmente importa, que é meu sentimento...e não brinque com ele.
E que esse alguém me peça para que eu nunca mude, para que eu nunca cresça, para que eu seja sempre eu mesmo.
Não quero brigar com o mundo, mas se um dia isso acontecer, quero ter forças suficientes para mostrar ao mundo que o amor existe...
Que ele é superior ao ódio e ao rancor, e que não existe vitória sem humildade e paz. Quero poder acreditar que mesmo se hoje eu fracassar, amanhã será outro dia, e se eu não desistir dos meus sonhos e propósitos, talvez obterei êxito e serei plenamente feliz. Que eu nunca deixe minha esperança ser abalada por palavras pessimistas... Que a esperança nunca me pareça um NÃO que a gente teima em maquiá-lo de verde e entendê-lo como SIM.
Quero poder ter a liberdade de dizer o que sinto a uma pessoa, de poder dizer a alguém o quanto ela é especial e importante pra mim, sem ter de me preocupar com terceiros... Sem correr o risco de ferir uma ou mais pessoas com esse sentimento. Quero, um dia, poder dizer às pessoas que nada foi em vão, que tudo valeu a pena... Que o amor existe, que vale a pena se doar a um amor verdadeiro, que a vida é bela sim, e que eu sempre dei o melhor de mim... e que vale a pena... sempre... Que vale a pena se doar, perder a liberdade por algo maior...
O amor.....


Anderson Filho*

quarta-feira, 19 de maio de 2010

ELE esta no controle...

As engrenagens do amor de Deus são infinitas.
É um vento, uma brisa, um passarinho que nos desvie o olhar,
uma parada para dar lugar a alguém que passa, um minuto perdido, um dia adiantado, uma semana de atraso, um desconhecido...


Um incidente, um acidente, um tropeção, uma queda, uma topada, uma gripe, uma farmácia, um enfermeiro...
uma senhora idosa sem ninguém pra carregar as compras,
uma jovem sorridente, uma bela menina triste, uma impressão, um surto, uma viagem, um mundo que acaba, uma morte, outra morte, uma estação de mortes..


Um amigo, um livro, uma musica, uma cor, um cheiro, um perfume, uma canção, um sonho, um sonho que não se realizou, uma cicatriz, duas cicatrizes,

um dia “deja-vu”, uma visão, um desejo súbito,
uma estranha certeza, um sentir único, um único sentir...


Uma dor, uma, duas, três, muitas perdas, aff...um nascimento, dois, três, um sonho novo, de novo um nova esperança, em seguida a desesperança...
vozes sem som que ecoam, vontades sem dono que se levantam,
força surge da fraqueza, o esperança em nós se arrepia, um anjo nos ministra...


Uma luz sem origem, um sol no ser, uma esperança que vence, no dia seguinte, outra que perde, um dia que esquece o mal, um mal que não sabe quem é mais,
um mais que não é mais e nem menos, pois, é de tudo isto e muito mais,
que o que soma não acrescenta e o que se tira não faz falta,

Pois tudo isso vivi e ainda vivo, tudo isso ainda não me tirou a vida e nem a fé...
pois quando a vida é Deus, e quando tudo nela só nos leva a Ele.


Anderson Filho*

domingo, 9 de maio de 2010

Há muito por fazer...


O que queres viver não pode deixar de ser escolha tua. Tudo acontece a partir do sentimento
que nutres e trazes, referente a cada coisa.

A partir da compreensão, da gentileza,
da confiança, do amor e da generosidade,
tu podes adquirir meios para aprender a lidar
com a realidade que te cerca.

Se tu escolhes ver um mundo diferente,
sob uma nova vida luminosa,
de reais e concretas possibilidades,
onde não és pequeno e nem fraco,

Os meios para vê-lo ser-te-ão dados.
E, com esta visão, poderás assim passar
pelas curvas e cruzamentos da existência
sem tantas dificuldades, sem tantas confusões.

Esta é a visão do amor, provinda da vontade do Criador.
Deixe-se irrigar pela seiva da Palavra,
Que escorre mansamente e petrifica feito lavra.

Mas, se a tua escolha é por um mundo obscuro, onde para coisa alguma consegues ter clareza onde nada te é dado senão uma visão turva
sobre ti mesmo e do mundo no qual vives, isto infelizmente também ser-te-á dado; não da fonte límpida do amor, mas das ilusões que o teu próprio ego cria na precisa intenção de te criatura acima do poder da criação.

Todavia, o resultado é inverso, Acabas por te tornar pequeno e frágil.
Procuras identificar os perigos que corres
Quando colocas a vontade acima de tudo, em tuas decisões...

Na parte escura que existe dentro de cada um, é melhor que os olhos permaneçam vendados, e o coração siga batendo amortecido,
esquecido em algum lugar do passado...

Assim, nada vemos, nada compreendemos nada crescemos, tampouco fazemos por mudar. O alimento para a escuridão em nossas vidas é exatamente este:
não viver, não experimentar, não tentar...

Acorda, vê o mundo que existe dentro de ti, é tão quieto, tão centrado, tão amoroso, tão próximo e ao mesmo tempo distante de ti, tão isento de fantasias ou ilusões...

Respira, opta pela tua verdadeira natureza.
Dá espaço e tempo, para a vida que em ti está possa se manifestar, te fazer crescer, e ser feliz dentro da única realidade que te foi dada.

Sempre há muito por fazer, mas faz com paixão,dedicação, intensidade e calma.

Anderson Filho*

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Espera...

Sob o calor da paixão, da emoção, muitos bradam... "Encontrei minha cara metade", " Consegui minha vitória"," Arrumei meu companheiro"...
Tudo através da campanha tal, através do profeta tal......
Sem esperar ou colsultar ao Senhor... Sem amadurecer ou conhecer a oportunidade. Tempos depois foram abandonados, golpeados, traídos.

A maior "mancada" do homem, é trocar aquilo que desejou a vida inteira, pela emoção, pela paixão do momento. Quebram a cara, destroem suas expectativas, estilhaçam seus sonhos afetivos. O que fazer então ? Desesperar-se. Não! Ferir quem feriu ? Jamais ! Punir-se ? Não !
Ser resiliente e desprendido, dar liberdade para as pessoas que o feriram partirem, dizer com elegância algo assim: "Senão me quer, eu me quero. Se não me ama, eu me amo. Seja feliz, porque lutarei por mim e procurarei ser mais feliz do que era."


Só uma pessoa de grande estatura resiliente dá plena liberdade para as pessoas os abandonarem. Quem não dá liberdade para os outros jamais encontrará sua própria liberdade. Quem controla os que estão próximos será sempre escravo de sua própria insegurança. Quem tem ciúmes excessivos e medo de perder algo ou alguma coisa, já perdeu. Perdeu a dimensão do seu próprio valor.

Os que se conhecem a si mesmos. Fazem da sua existência e essência um espetáculo inagualável. Deus prometeu a Moises a terra que mana leite e mel.... com suas dificuldades e “mancadas” acabou só contemplando a terra "promessa" de longe. Coube a Josué viver e conquista-lá...
Deus não mente, não falha, mas ELE tem o tempo DELE. A promessa foi feita, a vitória já é sua é minha. Cabe a mim e você conquista-lá.

A promessa se comprirá com tigo ou sem tigo, comigo ou sem migo...
Èla virá.... Basta crermos, e obedecermos. Deus não falha, Deus é fiel.

Anderson Filho*

terça-feira, 20 de abril de 2010

O GPS da vida...


Dias atrás uma reportagem me chamou muito a atenção. Num desses programas sobre automóveis eram apresentados alguns modelos de GPS para veículos. O equipamento, que ajuda a guiar o motorista até um determinado endereço, é uma realidade cada vez mais presente nos grandes centros.

A eficácia o aparelho, movido por satélite, impressiona. Para programar o pequeno computador, basta digitar o nome da rua e do bairro. Em seguida, as coordenadas são passadas por uma voz eletrônica: “Vire à esquerda a 100 metros”; “Siga a direita por 500 metros”; “atenção ao limite de velocidade”. Em meio a tantos “faça isso ou aquilo”, fica fácil chegar ao local planejado. Mas mesmo com tanta clareza nas orientações, a reportagem mostrou que alguns motoristas ainda cometem erros.

Se imaginarmos que a vida é um longo caminho percorrido todos os dias, podemos aprender muito com essa situação. Nem sempre seguimos o trajeto que deveríamos e muitas vezes ignoramos a voz do nosso GPS tomando a direção errada. Assim como no trânsito, isso pode nos trazer prejuízos. O tempo perdido é um deles. Sem saber a direção certa e em meio a tantas dúvidas, andamos muito mais.

São voltas e voltas em busca de um alvo. As dificuldades também são bem maiores quando não conhecemos o caminho. Nas esquinas da vida podemos encontrar muitos obstáculos, congestionamentos e até acidentes capazes de nos ferir.

Mas o interessante é que a reportagem também mostrou que quando o motorista se afasta do roteiro sugerido pelo GPS, logo o aparelho dispara o som: “RECALCULANDO A ROTA”. Na vida também é assim. Mesmo que você tenha virado quando não deveria ou estacionado ao invés de ter seguido, não se desespere. Quando estamos perdidos, o melhor a se fazer é confiar na voz do nosso GPS. Só Ele tem as orientações necessárias para nos reconduzir ao caminho certo.

Paz e sucesso! por Juliano Matos*

sábado, 10 de abril de 2010

A vida é uma escola de artes...

Outro dia um amigo me perguntou o que eu acho que é a vida. Resposta difícil, não é ? Vou contar como respondi...
Imagine uma escola de pintura... Ao entrar, você recebe uma tela em branco e encontra vários alunos pintando. Muitos estão trabalhando há anos, e os quadros são de todos os tipos, desde obras maravilhosas até telas completamente destruídas.

As tintas, pincéis e material de pinturas estão espalhados por toda sala, alguns bem acessíveis, outros em locais bem difíceis. Apesar de ser uma escola, não há professores. É tudo por sua conta. O que você faria nessa situação ? Pegaria qualquer pincel e simplesmente espalharia tinta em sua tela? Observaria os que estão trabalhando e tentaria imitar alguém talentoso ? Juntaria a sua tela á de outras pessoas e pintaria um grande painel em equipe ? Tentaria criar uma obra original e aprender com seus próprios erros ? Utilizaria apenas os materiais mais acessíveis ou batalharia para conseguir também os mais difíceis ? Volto a perguntar o que você faria ?

A vida é uma escola de pintura. As pinceladas são as nossas ações. As vezes damos pinceladas de mestre. Usamos o tipo certo de pincel, a mistura correta das cores e movimentos precisos. É quando Deus nos guia a fazer a tua vontade e colocamos isso em pratica com nossas ações. Aquelas que nos fazem dormir tranqüilos e com um sorriso no rosto. Outras vezes, fazemos segundo a nossa vontade, ai borramos todo o nosso quadro e indagamos : “Arghhh! Estraguei tudo. Não tem mais jeito....”

Desejamos até chutar o balde, jogar, e parar com tudo.
É nesta hora que precisamos lembrar que existe alguém superior que te ama, DEUS!!! Que dependente do amor, a dor até vem, e junto os acontecimentos que menos nos orgulhamos, para em nós, fazermos crescer, amadurecer junto com a situação constrangedora... É nesta hora que precisamos lembrar da escola de pintura. Deus não dara um tela nova, e sim a mesma tela. Por mais borrado que seu quadro esteja, você sempre pode pegar um pincel limpo, as tintas certas e pintar por cima, fazer uma nova releitura de sua obra, concertando os traços já feitos.

Se você disse algo ruim para alguém, peça perdão. Se fez algo que não deveria e se arrependeu, volte lá atrás e concerte. Perdão é correr atras do prejuizo, é dar frutos também... pois se não, não é perdão é remorso. Se deixou passar uma oportunidade de elogiar, procure a pessoa ou pegue o telefone e faça-o elogio. Se teve vontade de acariciar alguém e não o fez, faça-o na próxima vez que encontrá-la (o) e diga-lhe apenas que Deus esta te ajudando a acertar em seu quadro... humildade.

A única coisa que você não deve fazer é deixar os borrões aparecendo. Não interessa quão antigos eles sejam. Se estiverem lá corrija-os. É corrigindo que aprendemos a não cometê-los e nos tornamos artistas cada vez melhores. Deus nos trata do jeito que nós somos em essência, e se só preocupamos com a aparência continuaremos a sempre borrar os quadros. Fazendo o certo, seguindo a vontade de Deus, não importa se teremos mais cem anos ou apenas mais um dia para a nossa pintura. Quando expô-la, ela estará perfeita. Talento, tenho certeza... todos nós temos.
" Pelos seus frutos os conhecereis..." (Mateus 7:20)

Anderson Filho*

O amor verdadeiro...


O amor verdadeiro,... Nada pergunta,... apenas escuta.
Nada reclama,... Apenas ama...
O amor verdadeiro,... Nada exige em troca,...
Apenas se dá por inteiro...
O amor verdadeiro
Não faz chorar,... Ao contrário consola,
Nunca vai embora,... Está sempre perto,
Nunca critica. Mesmo estando certo...
O amor verdadeiro,... Sempre espera,... Nunca se desespera,
Sempre disposto a ajudar,... Nada diz,... Apenas faz feliz...
Sempre diz a verdade,... Só quer a felicidade. E sempre vence a saudade...
O amor verdadeiro é assim... Não tem preço,... Não existe fim....
Sempre está no começo,... Seja para o rico ou para o pobre...
Pode procurar na vida não há.
Sentimento tão nobre.
É assim por inteiro,... O amor verdadeiro...

Anderson Filho*

Desejo...


Eu fico imaginando se você sente a minha falta...
Porque no momento sinto muito a tua! Do olhar estilo "quarenta e três" rsrs... que é único em você.
O único que conseguiu me atravessar “quase” que a alma. Quase... porque faltou coragem da sua parte! (faltou?)

Porque eu sempre deixei a porta do meu coração aberta... Fico imaginando se você mudou... Aquele seu jeito de querer superar-se... Se superou-se... como será esse novo jeito !?!?

Me deu vontade de chorar, de abraçar, de agir, de gritar...
Mas o que quer que seja, não passou da minha garganta... Ainda...
Preciso de você, isso eu sei...
Tirei forças não sei de onde...pra engolir tudo isso...

Acho que exatamente de onde nunca pensei, do mais profundo abismo que é meu coração... Existe poder?... E o querer ? De amar e se deixar amar !?!? Mesmo ... ai ai.... Ainda que doa novamente...
Tenho que te ver, Eu quero te rever...

Anderson Filho*

sábado, 3 de abril de 2010

A melhor expressão do amor é o tempo.

A importância das coisas pode ser medida pelo tempo que estamos dispostos a investir. Quanto maior o tempo dedicado a alguma coisa, mais você demonstra a importância e o valor que ela tem para você. Se você quiser conhecer as prioridades de uma pessoa observe a forma como ela utiliza o tempo. O tempo é sua dádiva mais importante, pois você só recebeu uma quantidade fixa dele. Você pode fazer mais dinheiro, mas não pode fazer mais tempo.

Quando você dedica seu tempo a alguém, você esta dedicando uma porção
de sua vida que jamais ira recuperar. O seu tempo é a sua vida. È por isso que o maior presente que você pode dar a alguém é o seu tempo.
Não é o bastante dizer que relacionamentos são importantes; nós devemos provar essa posição investindo tempo neles. palavras isoladas não detêm nenhum valor. "Meus filhinhos, o nosso amor não deve ser somente de palavras e de conversa. Deve ser um amor verdadeiro, que se mostra por meios de ações."(I João 3:18)

Relacionamentos tomam tempo e esforço, e a melhor maneira de soletrar amor é T-E-M-P-O. A essência do amor não é o que pensamos, fazemos ou proporcionamos aos outros, mas quanto damos de nós mesmos. Os homens, em especial, com frequência não compreendem isso.
Muitos me dizem: "Não entendo minha mina ou família, proporciono tudo o que eles querem e precisam. O que mais podem querer?".
Eles querem você! Seus olhos, seus ouvidos, seu
tempo, sua atenção, sua presença, seu interesse, seu tempo. Nada pode substituir isso.

O mais desejado presente de amor não são rosas, roupas, chocolates... é a atenção concentrada. O amor se concentra tão atentamente na outra pessoa que por um momento você se esquece de si. A atenção diz: "Eu valorizo você o bastante pra lhe dar meu mais precioso bem, meu tempo". Sempre que você dá seu tempo esta fazendo um sacrifício, e o sacrifício é
a essência do amor. Jesus foi um exemplo disso: "Sejam cheios de amor pelos outros seguindo o exemplo de Cristo, que amou vocês e se entregou a Deus como sacrifício afim de tirar seus pecados".(Efésios 5:16)

Você pode dar sem amar, mas não pode amar sem dar. Por que deus tanto amou o mundo que deu... Amar significa abrir mão, ceder minhas preferências, conforto, objetivos, segurança, dinheiro,
energia ou tempo para o benefício de outra pessoa.
Anderson Filho*

Sem amor, nada se aproveita !

Se sem amor nada aproveita, então, sem amor não há vida, pois, caso qualquer coisa gerasse vida, o amor seria apenas uma outra alternativa de vida como existência. Quando Paulo disse que o amor era o caminho sobremodo excelente, ele não dizia que sem amor há um caminho de vida, ainda que inferior.
Não! Afinal, João decretou que Deus é amor, e, também, que aquele que ama conhece a Deus, e que quem não ama jamais o viu.

O amor não é romântico e nem fantasioso. O amor lida com o que é; sem ficção. Nele cabe o romance quando essa é a relação, mas suas bases são bases de verdade e realidade. Amar é, segundo Jesus, uma decisão espiritual a ser praticada em relação a tudo e todos.
No entanto, o amor tem que ser como o de Jesus. Amor diferente do amor de Deus não é amor.

Pode-se ver Jesus escolhendo amigos livremente. No entanto, Ele nunca escolheu a quem amar. Ele amava quem Ele via e passava o Seu caminho.
Sim! Amava sempre. Amou os amigos e discípulos, mas amou a todos os inimigos. E quando se diz que Ele amou alguém, como foi com o “jovem rico”, se o vê amando sem romance. Não! Ele ama apenas com amor, não com emoções empolgadas.

Também se vê que no amor de Jesus o objeto do amor, o “jovem rico”, mesmo amado, é deixado seguir o seu caminho de auto-engano. Afinal, o amor deixa livre sempre. De fato, o amor não é dono de nada e nem de ninguém.
Quem ama não possui e nem é possuído. O amor não é um encontro de serpentes famintas engolindo uma a outra. Amar o inimigo é uma decisão, assim como amar a mulher que um dia se amou e se ama.

Entre homem e mulher o amor quase sempre surge como paixão, desejo e encantamento; porém, somente se mantém como amor mesmo, o qual não tem nada a ver com as miragens iniciais do amor embrionário, se for alimentado pela decisão de amar. Muitas vezes ouço as pessoas dizerem que querem um amor. Penso: Não quer amor nada. Quer apenas um "Pet" para possuir e ser possuído. Afinal, quem ama não quer nunca um amor, pois pode amar a todos, indiscriminadamente.

Quem quer um amor quer uma posse, quer um objeto, quer um domínio de propriedade humana. Cada dia mais é minha convicção que aquele que cresce em amor cresce em tudo na vida; da mente aos atos de vida verificável.
Quem quer expandir a mente deve amar, pois, somente no amor pode-se crescer para atingir o que quer que seja nosso maior potencial nesta vida e na vida porvir.

É triste ver que as pessoas creiam que o amor é apenas um confeito de bolo fraterno e humano, sem que vejam que o amor é a própria vida, e que um ser humano estará tanto mais vivo quanto mais amar com o único amor que existe em projeção eterna: o amor de Deus, que é aquele que tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta; e que jamais acaba.

O amor pode mudar de configuração conforme a relação. Porém, uma coisa que o amor não sabe é “desamar”. Não há mistério. Sim! Vida é amor; e quem ama está no caminho de todas as coisas.
O amor é a síntese única de tudo o que faz a existência acontecer.
E se estamos falando da vida no espírito, nada há que possa ser real e verdadeiro sem amor. Portanto, quem quer vida eterna, que busque amar; fazendo as decisões do amor todos os dias. Sim! Sem nunca se arrepender do amor.

Anderson Filhoツ

Salmo de quem sabe onde esta a vida !!!!

Feliz é o ser humano que não se conduz conforme a opinião daqueles que não vêem a vida com misericórdia e compaixão. Feliz será todo aquele que não invejar o procedimento dos seres que só se movem e vivem, pelo prazer de matar suas vontades. Feliz sempre será aquele que não escolher seu assento entre aqueles só se alimentam de sarcasmo, mentiras, inveja e cinismo. Sim! muito feliz sempre será todo aquele que não sente que está perdendo prazeres por não viver as experiências daqueles que existem sem o amor de Deus. Sim! feliz será todo aquele cujo prazer dos prazeres estiver na Palavra do Senhor e se ela ocupar o seu consciente e o seu inconsciente de dia de noite. Esse ser humano será como uma árvore plantada junto às correntes de águas, e que dá sempre o seu bom fruto na estação própria, e cuja folhagem não desvanece e nem murcha; pelo contrário: tudo quanto fizer se abrirá em flores e frutos numa explosão de vida. Os seres sem coração não serão jamais assim. Nada poderá fazer com que conheçam tal sorte para a alma. Esses tais jamais experimentarão a vida, pois eles não são assim. Seu ser alimenta-se de amargura e cobiça...não são assim como os filhos da misericórdia. Não! eles são semelhantes à palha que o vento espalha sem construir nada na existência...nada que tenha valor aos olhos de Deus. Esta é a razão dos impiedosos não terem o que dizer na hora do juízo. Nem tampouco os obstinados na maldade terão o que argumentar na assembléia da verdade divina. Tudo por uma única e definitiva razão: o Senhor conhece o caminho dos filhos da justiça e da misericórdia, mas o caminho dos sem misericórdia, esse mesmo caminho, os conduzirá à ruína. Amém

Refletido e extraido do Salmo 1
*Anderson Filho

segunda-feira, 8 de março de 2010

Eu não suporto mais !!!

Por mais impressionante que isso possa parecer, ouvi essa frase repetidas vezes nesse tempo que tirei de férias. A primeira vez foi na fila do cinema no New York Shopping, ía assistir Avatar (que por sinal, belíssimo filme). A frase foi pronunciada por um senhor de aproximadamente 50 anos de idade em conversa com um amigo. A segunda vez foi no centro de Guapimirim, onde tomava um sorvete sentado à praça. Foi dita por um jovem de aproximadamente 25 anos. Não sei do que falavam, pois, só me liguei quando ouvi a frase de novo. A terceira vez foi num restaurante onde jantava com amigos numa cidadezinha do interior do Rio, onde estávamos. Foi dita por uma senhora idosa, aparentando ter entre 70 e 80 anos, que estava na mesa ao lado. A última vez foi em Búzios, na praia. Fora dita por um adolescente, aproximadamente 17 anos, este parecia brigar com a namorada. O interessante é que a frase, similar na boca de pessoas tão distintas, me saltou ao ouvido:EU NÃO SUPORTO MAIS!!.

Algumas coisas me chamaram a atenção para a dita frase na boca dessas pessoas, a primeira foi a veemência com a qual ela fora pronunciada, sim, porque havia nos lábios que a pronunciaram, mais do que o som das reveladoras palavras, havia, também, um sentimento de esgotamento claramente evidenciado. A segunda coisa que me chamou a atenção foi a diversidade nas idades dos pronunciantes: 50, 25, 80 e 17 anos, todas aproximadas. Percebam que tais números fazem alusão a todas as faixas etárias: adolescente, jovem, adulto e idoso, ficando de fora, apenas, a infância. A terceira coisa que me chamou a atenção foram os lugares onde foram pronunciadas, todos eles lugares de lazer, descanso e turismo, isto é, longe do estresse do dia a dia.

Em função do exposto faço duas considerações:

1)Todo ser humano tem limite. A frase que dá título a esse editorial revela isso: “Eu não suporto mais” é uma declaração de que o limite chegou ou de que se chegou ao limite. Penso que tal estado deve ser respeitado e considerado quando nele estamos pois passar dos limites é entrar num campo sobre o qual não temos domínio. Entrar nesse campo pode ser uma viagem sem volta independente da fase da vida em que estivermos (adolescência, Juventude, fase adulta ou terceira idade)

2)Quando estiver no limite, admita. Não esconda isso, não menospreze isso.
A não admissão é a comprovação cabal da falta de conhecimento de si mesmo. Pessoas quebram (física, psíquica e espiritualmente) por não conhecerem-se bem. Desconhecendo-se a si mesmos vão além do suportável, fazem mais do que o necessário, desejam mais do que é preciso e….quebram, muitas vezes sem que haja cura e ficam pelo caminho. Não brinque com o cansaço, lembre que ele é um ladrão de possibilidades. Lembremos que até Jesus reconhecia seus limites. Ficou em silêncio enquanto pôde e quando não pôde mais “Bradou em alta voz.”

Quanto à mim, estou de volta. Quando fui estava no limite mas retorno renovado e pronto para servir ao meu Senhor e à sua igreja aqui, no Brasil e no Mundo.

Que venha 2010 com todos os seus desafios pois estamos Naquele que Renova a força ao cansado. Que Ele nos abençoe.

Do pastor e amigo, Pr. Neil Barreto
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conheceos meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-mepelo caminho eterno. (Salmos 139:23-24)

Deus nos conhece. Não podemos enganar a nós mesmos achando quesomos alguma coisa sem ele. Ele nos conhece - por dentro e fora, docomeço ao fim. Este fato deve nos liberar para compartilhar umagrande intimidade com Ele, mas a maioria de nós fugimos de umrelacionamento íntimo com nosso Pai. Se o nosso desejo, no entanto,é nos tornar mais como Ele, a única maneira de sermos transformadosé convidá-Lo a olhar o que temos no nosso coração, nossasmotivações e nossos desejos.


Anderson Filho*

Hoje, se ouvirdes sua voz....

Salmos 95:7 - ¶ Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz,

Na sua viagem, desde a escravidão no Egito, até a conquista de Canaã, por mais de uma vez o povo judeu menosprezou a orientação da voz de Deus. Baseado na história, o Salmista nos adverte. "Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações..." (Salmo 95:7-8).

Além de sua voz audível, o Senhor usa vários meios para nos falar e orientar. O recurso que o Senhor tem mais usado, para falar aos cristãos, tem sido a Bíblia: ela é, sem dúvida, a Palavra de Deus. Por incrível que pareça, entretanto, aqueles que se dizem crentes têm menosprezado as orientações que o Senhor dá através da Bíblia. Como o povo judeu no deserto, o povo atual prefere "endurecer o coração...".

Hoje, como no passado, o Senhor quer nos orientar. E Ele quer que O ouçamos com obediência. Crente que já experimentou ouvir com atenção e obediência os mandamentos da Bíblia nunca tem do que se queixar. Mesmo não entendendo bem as razões daquilo que a voz divina manda, vale a pena obedecê-la. O tempo nos ensina que o Senhor tem sempre estado certo. Por isso hoje, se ouvirmos a sua voz, experimentemos obedecê-la.


Anderson Filho*