sábado, 10 de abril de 2010

A vida é uma escola de artes...

Outro dia um amigo me perguntou o que eu acho que é a vida. Resposta difícil, não é ? Vou contar como respondi...
Imagine uma escola de pintura... Ao entrar, você recebe uma tela em branco e encontra vários alunos pintando. Muitos estão trabalhando há anos, e os quadros são de todos os tipos, desde obras maravilhosas até telas completamente destruídas.

As tintas, pincéis e material de pinturas estão espalhados por toda sala, alguns bem acessíveis, outros em locais bem difíceis. Apesar de ser uma escola, não há professores. É tudo por sua conta. O que você faria nessa situação ? Pegaria qualquer pincel e simplesmente espalharia tinta em sua tela? Observaria os que estão trabalhando e tentaria imitar alguém talentoso ? Juntaria a sua tela á de outras pessoas e pintaria um grande painel em equipe ? Tentaria criar uma obra original e aprender com seus próprios erros ? Utilizaria apenas os materiais mais acessíveis ou batalharia para conseguir também os mais difíceis ? Volto a perguntar o que você faria ?

A vida é uma escola de pintura. As pinceladas são as nossas ações. As vezes damos pinceladas de mestre. Usamos o tipo certo de pincel, a mistura correta das cores e movimentos precisos. É quando Deus nos guia a fazer a tua vontade e colocamos isso em pratica com nossas ações. Aquelas que nos fazem dormir tranqüilos e com um sorriso no rosto. Outras vezes, fazemos segundo a nossa vontade, ai borramos todo o nosso quadro e indagamos : “Arghhh! Estraguei tudo. Não tem mais jeito....”

Desejamos até chutar o balde, jogar, e parar com tudo.
É nesta hora que precisamos lembrar que existe alguém superior que te ama, DEUS!!! Que dependente do amor, a dor até vem, e junto os acontecimentos que menos nos orgulhamos, para em nós, fazermos crescer, amadurecer junto com a situação constrangedora... É nesta hora que precisamos lembrar da escola de pintura. Deus não dara um tela nova, e sim a mesma tela. Por mais borrado que seu quadro esteja, você sempre pode pegar um pincel limpo, as tintas certas e pintar por cima, fazer uma nova releitura de sua obra, concertando os traços já feitos.

Se você disse algo ruim para alguém, peça perdão. Se fez algo que não deveria e se arrependeu, volte lá atrás e concerte. Perdão é correr atras do prejuizo, é dar frutos também... pois se não, não é perdão é remorso. Se deixou passar uma oportunidade de elogiar, procure a pessoa ou pegue o telefone e faça-o elogio. Se teve vontade de acariciar alguém e não o fez, faça-o na próxima vez que encontrá-la (o) e diga-lhe apenas que Deus esta te ajudando a acertar em seu quadro... humildade.

A única coisa que você não deve fazer é deixar os borrões aparecendo. Não interessa quão antigos eles sejam. Se estiverem lá corrija-os. É corrigindo que aprendemos a não cometê-los e nos tornamos artistas cada vez melhores. Deus nos trata do jeito que nós somos em essência, e se só preocupamos com a aparência continuaremos a sempre borrar os quadros. Fazendo o certo, seguindo a vontade de Deus, não importa se teremos mais cem anos ou apenas mais um dia para a nossa pintura. Quando expô-la, ela estará perfeita. Talento, tenho certeza... todos nós temos.
" Pelos seus frutos os conhecereis..." (Mateus 7:20)

Anderson Filho*

Nenhum comentário:

Postar um comentário